[MENTALIDADE E RELACIONAMENTOS] Como entender o que se passa na mente deles e delas que limitam a harmonia

Você já deve ter ouvido a frase: quero ter um relacionamento melhor, mas meu marido não ajuda, na verdade ele ou ela dificultam muito, é grosseiro, estúpido e até meio ogro… outras vezes dizem: quero tanto mudá-lo, pra que agente seja de fato mais feliz mas me sinto perdida, frustrada porque não é a vida que sonhei para mim porém não sei por onde começar, me sinto sozinha e sem saber qual é o primeiro passo… Essas são frases muito mais comuns do que imaginamos, de modo que já fico imaginando se colocássemos um microfone no meio da praça para as pessoas falarem o que desejam de seus relacionamentos esses sem dúvida seriam um dos dois assuntos campeões de audiência. Se esse assunto é do seu interesse vem comigo, porque está imperdível.

Antes de tudo você já precisa entender uma das “leis básicas” do relacionamento se pudéssemos elencar algumas regras desse jogo: Primeiro é fundamental que precisamos entender e depois aprender (você só aprende de verdade quando vivencia na prática, no dia a dia aquilo que “acha” que sabe ou que entendeu) um conceito que é libertador: a Autorresponsabilidade. Esse tema é tão simples, mas altamente complexo de ser praticado no dia a dia porque somos viciados em certos comportamentos que aprendemos que nos induz ao apontamento do dedo para o outro e para as circunstâncias e isso impede que sejamos autores da nossa própria história.

A partir do momento que você começar a compreender a importância de treinar em si a autorresponsabilidade a sua vida vai naturalmente tomar outro rumo e sabe por que sei disso? Porque vivencie isso na prática, mas não só vivi, mas pratico diariamente esse conceito e posso dizer que falar é fácil, porém exercitar é que nos desafia a olhar pra dentro, para nós, para nossas debilidades ao invés de culpar o outro, ao invés de criticar o outro, ao invés de falar mal do outro. Essa técnica nos provoca a primeiro nos questionar onde estamos falhando que favorece o atrito ou quiçá onde estamos sendo irresponsáveis que gera esse cenário ou situações conflituosas que poderiam ser evitadas.

AUTORRESPONSABILIDADE NOS RELACIONAMENTOS

Segundo o autor e coach Paulo Vieira em seu Best Seller com o título: O Poder da Autorresponsabilidade diz que “A Autorresponsabilidade é a chave para iniciar um grande processo de transformação em tudo o que precisa ser mudado em sua vida e, isso vale para todas as áreas, porém no nosso caso daremos atenção especial aos relacionamentos”.

À medida que você compreende as 06 leis desse conceito, começa a se portar diferente, acompanhe:

1. Calar-se em vez de criticar.

Nos relacionamentos isso é desafiador ainda mais quando as relações já tem um tempo de convivência, no entanto, é libertador e traz amadurecimento pessoal e conjugal.

2. Dar sugestões em vez de reclamar.

Imagine você começar agora a olhar para aquela pessoa que decidiu compartilhar a vida e ao invés de apontar o dedo para o que está “errado” você sugerir o que pode ser melhorado.

3. Buscar a solução em vez de buscar culpados.

Se e apenas se, você adotar essa prática a sua vida vai se transformar da água para o vinho, além de favorecer um novo estilo de vida.

4. Fazer-se de vencedor em vez de vitimizar-se.

Entenda que as vítimas não vencem e se o outro te aponta algo ou faz algo que não concorda ou que em tese te atrapalhe que tal se decidir assumir a sua cota (ou seja a sua parte na relação) e mudar o rumo das coisas?

5. Aprenda com os erros em vez de justificá-los.

Sem dúvida nenhuma no que envolve os relacionamentos esse é um dos maiores desafios que é olhar para dentro e ver onde estamos escorregando ao invés de terceirizar a responsabilidade ou mudar o foco da falha.

6. Julgar as atitudes e não as pessoas.

Eita que agora muitas pessoas vão dar pulos, já que o segredo dessa lei é compreender que nós enquanto seres humanos não somos perfeitos e que vamos errar durante a jornada e nesse sentido o julgamento vale se olharmos para o comportamento e não para a pessoa.

Percebe que se você se propor a ser melhor hoje do que foi ontem já estará na jornada de ser TODO DIA 1% MELHOR QUE ONTEM e isso funciona e transforma relacionamentos, agora é com você.

PS: Antes que terminemos convido você a acessar nossos outros canais e esteja por dentro do dia a dia de treinar a mentalidade no instagram @morganacarvalhooficial ou no youtube.com/morganacarvalhooficial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *