[ESSE PROBLEMA] impede seu Crescimento Pessoal e Profissional
…
Vamos falar a verdade: Quem não deseja melhorar algum ponto (mesmo que minúsculo) na vida que jogue a primeira pedra, não é verdade? Talvez esse seja o desejo universal que todo ser humano almeja em qualquer fase da vida e, quando o assunto é crescimento, este pode ser: emocional, espiritual, relacionamentos (conjugal, com parentes, com os amigos), financeiro, profissional ou de qualquer outro tipo. De toda forma retornamos ao ponto inicial: AutoCrescimento.
Se você é essa pessoa que já está na jornada do autodesenvolvimento, buscando por leituras, referências, treinamentos e no final das contas a transformação, preciso te dizer que você já faz parte do meu time. Por outro lado, se você nesse momento está começando a perceber que algo não vai tão bem, que a vida e as situações estão se repetindo, preciso te dizer que você está um passo atrás, o que na verdade é o estágio inicial da busca pela melhoria contínua.
Preciso já de antemão compartilhar algo que aprendi com um dos meus mentores que fez muito sentido no dia em que ouvi e cada vez vejo o quanto é verdadeiro: “O que nos impede de ir além não é os outros, as situações desafiadores, o mercado, os familiares ou qualquer coisa do tipo. O que de fato nos impede de dar o próximo passo rumo a transformação de mentalidade e consequentemente de vida são os nossos medos”. Vamos então pensar um pouco mais a respeito disto.
…
…
ENTENDA MAIS DESSE TEMA
Antes de tudo preciso que você saiba que eu estudo esses temas há alguns anos, conhecimento este que vem de Neurocientistas e PHds renomados mundiais, além de espiritualistas, físicos quânticos, psicólogos entre outros estudiosos da mente e do comportamento humano que favorecem pra que eu possa somar ainda mais com você e claro com seu crescimento.
Pode ser que neste momento você esteja querendo saber qual é o “Problema” que mencionei no início do nosso artigo e que está com toda certeza te impedindo de ir além, de alcançar seus resultados mais audaciosos, seus sonhos mais ousados e no final das contas ser mais feliz: nesse caso estou falando do M-E-D-O.
Esse sentimento que parece simplista quando apenas escrevemos, já que é composto de apenas 04 letras, no entanto, é capaz de imobilizar qualquer ser humano que anseie por algo, mas que congela só de imaginar o desconhecido à sua frente. Pensando em entender mais desse tema, convido você a mergulhar na essência dele pra que possamos além de ampliar nosso repertório de conhecimento, também possamos juntos bancar o estilo “Sherlock Holmes” e investigar como surge, qual a real definição e como romper esses muros imaginários que nos impedem de crescer pessoal e profissionalmente. Vamos lá então?
…
…
AO ESTILO “Sherlock Holmes” VAMOS ENTENDER SOBRE: MEDO
Medo é um estado emocional que surge em resposta a consciência perante uma situação de eventual perigo. A ideia de que algo ou alguma coisa possa ameaçar a segurança ou a vida de alguém, faz com que o cérebro ative, involuntariamente, uma série de compostos químicos que provocam reações que caracterizam o medo. O aumento do batimento cardíaco, a aceleração da respiração e a contração muscular são algumas das características físicas desencadeadas pelo medo. Sendo assim, o Sentimento de Medo é algo instintivo que zela por nossa sobrevivência.
Mas então, o que acontece quando o medo não tem nada a ver com situações de sobrevivência e na verdade tem a ver com fazer algo novo como, por exemplo, aceitar aquela proposta de novo negócio, ou uma viagem para aprimorar o conhecimento, ou ainda sair do emprego atual para empreender. O que de fato acontece com nossa mente que faz com que isso nos imobiliza de ir além?
A resposta para essa pergunta permitiria que conversássemos o resto do dia, no entanto, para sermos mais objetivos nesse tema, saiba que o Medo parte de uma reação (ou seja, você não age e sim re-age) involuntária causada por algum estímulo estressante. Esses estímulos são acionados interna (pelo diálogo interno, ou seja seus pensamentos) ou externamente (algo que você viu, ouviu e sentiu que te afetou), que acaba gerando o complexo de reações nervosas e psicológicas em você.
A partir da hora que começamos a ampliar o conhecimento então surge a pergunta de R$1 MILHÃO DE REAIS:
COMO RESOLVER “ESSE” PROBLEMA? COMO SUPERAR OS MEDOS?
…
CLAREZA E AUTOCONHECIMENTO SÃO OS ANTÍDOTOS
Se você já estava com os faróis baixos se sentindo desmotivado e achando que não tem COMO resolver as pendências da sua vida porque o medo te paralisa, já pode comemorar, porque existem modos de romper essas amarras que te impedem de ir além e uma delas é através do conhecimento. Nesse caso, para ser mais eficiente é a união de Clareza (conhecimento direcionado + autoconhecimento, já que os medos são individuais) isso significa que você tem medos que o seu vizinho não tem, logo, você é o único responsável por sua vida e também o único que pode romper as fronteiras que te impedem de ir além.
Compreenda que quando o assunto são os medos, nós seres humanos temos dois comportamentos primários: Luta ou Fuga. O primeiro faz você reagir a fatos, situações e pessoas e é como se alguém te desse do nada um tapa na cara e você devolvesse na mesma moeda. Já o segundo, que é mais comum, é quando você foge e o comportamento mais notório é evitar atritos e tomadas de decisões. Tudo porque sua mente sabe que se você tomar um partido de algo terá que bancar aquela decisão e como isso exige mais energia, acaba sendo mais “cômodo” deixar as coisas como estão.
O Ponto de virada então está em você literalmente assumir as rédeas da sua vida e fazer o melhor que pode mesmo que esteja tremendo por dentro, mesmo que não domine ainda aquele tema, mesmo que não saiba 100% de certa função, mas através de um acordo pessoal consigo mesmo decide fazer mais que o combinado e tirar seus projetos do papel. Saiba que a vida deve ser vivida com integridade e é um verdadeiro desperdício deixar que outros conduzam a vida que é sua do modo que “julgam” ser melhor.