Como reverter as crises a seu favor

Entenda o conceito criado por Taleb (o matemático especialista em risco que previu o colapso financeiro de 2008) e saiba como você pode tirar proveito das situações inesperadas e desafiadoras.

Talvez você esteja nesse momento intrigado para saber que conceito é esse que promete revolucionar o modo como as pessoas “enxergam” os problemas através de um modo de pensar e agir denominado Antifrágil. Antes que você seja apresentado a esse conteúdo singular, precisamos alinhar um ponto importante: muitas pessoas já nascem com predisposição a determinadas habilidades e comportamentos.

No entanto, concordamos que qualquer pessoa pode desenvolver habilidades e competências treinando a sua mentalidade para chegarem onde desejam. Logo, é possível ao longo da jornada desenvolver aquelas áreas que não são boas para que com a prática e modo adequado de pensar tornem-se habilidosas.

O que é antifrágil

Perceba que o objetivo desse artigo é trazer em uma linguagem simples e de fácil entendimento esse assunto de modo que qualquer pessoa entenda mais sobre o mesmo.
Antes de chegarmos à definição do que é ser Antifrágil precisamos entender o que é o oposto, ou seja, o que é frágil: é algo delicado, que quebra facilmente, que deforma. Já o Antifrágil: é algo que melhora com o tempo, ou seja, diante dos problemas e dos desafios, Antifrágil fica mais forte, sendo assim, se aperfeiçoa com os fatos de modo a aprender a como ser melhor.
Sendo assim, o conceito Antifrágil está propenso aos desafios e problemas, mas o ponto chave está em como se posiciona frente a esses cenários, uma vez que o caos torna-o mais consciente de suas habilidades e estimula a ação de modo que além de reconhecer também haverá um trabalho para aperfeiçoar e assim superar os problemas iniciais.
Daí vem à frase: Depois do Caos o Sucesso é Inevitável, já que após todos as dificuldades e tormentas, vem a calmaria e a ordem. Nesse sentido para ter o sucesso será necessário ter o fracasso. Para vivenciar ou passar acerto primeiro teremos que pelo erro.

Como Surgiu esse conceito 

Esse termo foi apresentado pelo professor de riscos no Instituto Politécnico da Universidade
onde apresentou dados que apontam de Nova York, Nassim Nicholas Taleb que tem carreira reconhecida no mercado financeiro, para incertezas e fragilidades tanto na economia quanto na política.

Ao longo do seu trabalho, Taleb reforça sobre a importância do entendimento do conceito Antifrágil já que ensina-nos a lidar com as incertezas presentes no cotidiano de qualquer pessoa no mundo, além de trazer a tona sobre essa autogestão de encarar a aleatoriedade com mais naturalidade e não fazer uma tempestade em um copo de água.
Todo esse tema pode parecer complexo, mas não é.

Como funciona no dia a dia

Antes de compartilhar com você como pode aplicar isso na sua vida pessoal, na carreira ou nos negócios, vamos entender como a Antifragilidade está presente na nossa vida.
Observe que a natureza tem uma dinâmica Antifrágil, isso porque, mesmo com as tempestades, mudanças climáticas e outros eventos muitas vezes até catastróficos, a natureza sempre se renova após algum desses ocorridos. Sendo assim, vai acontecer uma regeneração e tudo irá de um modo ou outro se rearranjar.

Antifrágil na sua vida

– Não tenha medo dos problemas. Primeiro porque é algo inevitável e segundo, é possível resolver as questões que se apresentam.
– Estude situações desafiadoras como as que você está passando para que possa aprender com os outros. Esse aprendizado deve ser permanente pois auxilia em novas idéias e resolução de problemas e situações.
– “Acione” suas antenas quando tudo parece fácil demais ou quando a oportunidade apresentada parecer que é o melhor cenário.
– Não deixe para depois. Isso mesmo, sempre que tiver algo para resolver, parte pra ação e resolva o mais breve.

Agora é Com Você

Essa é a sua oportunidade de perceber se é de fato um Antifrágil ou se é frágil na maior parte do tempo. Lembre-se que tudo que você é hoje pode ser evoluído, basta que compreenda quais são os pontos a melhorar e siga as pistas de quem já chegou lá.
O Antifrágil é um conceito revolucionário e promete mudar a forma como as pessoas se comportam e pensam, sendo assim, é a sua oportunidade de começar a treinar a sua mentalidade para caminhar ao lado das pessoas que são Antifrágeis.

2 Replies to “Como reverter as crises a seu favor”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *