Até quando você vai deixar os seus planos para depois?

“Acredite que você pode, assim você já está no meio do caminho.” Palavras atemporais de Theodore Roosevelt

Você é o tipo de pessoa que anda querendo, desejando e até falando muito com os outros mas na hora do “vamo ver” você paralisa? Você é o tipo de pessoa que tem o hábito de dizer “deixa pra amanhã que eu começo ou faço”?

Saiba que vez ou outa fazer isso é até normal, mas fazer constantemente não é saudável, afinal de contas a sua vida fica estática sem grandes novidades ou crescimento e mais, as pessoas a sua volta começam a deixar de acreditar que você um dia vai de fato realizar.

Se você estiver pensando em desistir de buscar a realização dos seus sonhos já adianto que não precisa de tanto, não se preocupe pois esse artigo tem o objetivo de somar com a sua jornada para que possa ao final dessa leitura tomar no mínimo uma decisão para tirar os seus projetos do papel.

Antes de mais nada precisamos te alertar que esse tema é muito polêmico e permite muitos olhares diferentes quando o assunto é inação e, nesse caso iremos pontuar tanto a procrastinação quanto as historinhas, além de apresentar como você pode entrar em ação com o que tem. É importante reforçar que você entenderá como entrar mais em movimento e usar com maior assertividade as suas ideias – como veremos a seguir!

O PORQUE TRAVAMOS?

De um modo bem simples, existem vários motivos que levam as pessoas a procrastinarem e até travarem frente a um desafio, mas de modo geral voltamos ao eixo inicial que são as crenças e, nesse caso, são as crenças limitantes que nos impedem de fazer aquilo que almejamos. Esse será um tema de outro artigo.

Saiba que as crenças estão presentes em cada ser humano nesse planeta e são responsáveis por tudo que pensamos, sentimos e o modo como nos comportamos. É importante que você também tenha a consciência de que as crenças podem ser reprogramadas a partir do momento em que você identifica quais são essas crenças e claro, tenha técnica e ou ferramentas para mudar aquele padrão que já é comum.

A questão é que nós procrastinamos por alguns motivos e entre eles estão:

  1. Medo do que os outros podem pensar e dizer;
  2. Baixa confiança e estima, em que tendemos a duvidar da nossa capacidade;
  3. Ausência ou baixos motivadores;

É importante destacar que, existem diversos motivos para essa hábito sabotador se instalar mas para sermos mais objetivos e práticos pontuaremos esses três mencionados. Caso você queira saber mais sobre cada um desses deixe sua opinião nos comentários que iremos preparar um conteúdo especial dando foco em cada um desses temas, pois assim, somaremos ainda mais com a sua jornada.

O QUE FAZER QUANDO A INAÇÃO É GRANDE

Depois de muitas pesquisas sobre os reais motivos que fazem as pessoas agirem eis que basta inverter a equação para entender claramente os motivos que nos impedem de agir realmente. É importante frisar que a inação acontece por motivos que podem ser variados, mas nesse caso iremos concentrar em algo que pode parecer no primeiro momento brincadeira, mas leia até  final e tire suas próprias conclusões.

Você já ouviu dizer que um dos motivos mais comuns que nos impedem de agir está ligado nas HISTORINHAS? Você já ouviu falar sobre esse tema? Se sim, fique ligado para relembrar. Já para você que nunca ouviu esse temo também permaneça sintonizado para entender de uma vez por todas o que são essas “danadas” de historinhas.

HISTORINHAS, OI O QUE É ISSO?

Vamos te explicar agora em detalhes o que são as historinhas e como elas sabotam o seu crescimento em qualquer área. Esteja consciente de que entender isso pode ser um divisor de águas para você.

As pessoas em qualquer lugar que estejam foram criadas com um objetivo principal: ser o melhor que podem, por terem em si uma capacidade incrível de realização. No entanto, essas mesmas pessoas, são treinadas desde sempre a olharem o lado negativo das coisas e a contarem historinhas para:

  1. Justificar seus resultados;
  2. Desviar o foco das suas ações ou inações;
  3. Terceirizar a responsabilidade;

Os três pontos tem apenas um objetivo central: a inação daquilo que precisa ser feito.

COMO VOU MUDAR ISSO NA SUA VIDA?

Essa pergunta é poderosa diga-se de passagem e o primeiro ponto é parar de justificar, para de jogar a culpa nos outros e também para de desviar o foco do que você precisa fazer.

Entenda o seguinte, tanto eu quanto você somos treinados a fazer isso de um modo tão simples que nem percebemos, mas a grande sacada está em decidir mudar o jogo e viver uma vida diferente da que você vem vivendo até agora.

Veja o seguinte exemplo: a pessoa que diz que é ansiosa e impaciente e que fiz que é assim mesmo, que sempre foi assim, que já tentou tudo mas que nada ajuda ela a mudar de fato. Essa mesma pessoa também fala que a vida é assim e que todo mundo passa por isso. Na realidade essa pessoa está conta uma bela de uma historinha para tirar o foco do que está acontecendo internamente. O real motivo dela ser ansiosa é que ela passa boa parte do tempo dela no futuro ou seja, buscando, desejando e pensando em coisas que não aconteceram e que podem até nem virar realidade e isso a deixa ansiosa e consequentemente “força” uma impaciência com o momento presente.

Para mudar verdadeiramente de comportamento a sacada está em PARAR de se   JUSTIFICARExatamente isso.

Todo fracasso só se mantem se tiver uma historinha que valide-a. Se você para de fazer algo, a mágica acontece tudo desaparece.

Pensando nisso é fundamental assumir a RESPONSABILIDADE por seus atos, palavras e ações, para que de fato a mudança se estabeleça.

ENTRE EM AÇÃO

Penso que você assim como nosso time deseja entrar em ação e ter sucesso na sua vida, nos negócios ou na carreira e claro ter relacionamentos mais harmoniosos. Para isso é fundamental que você identifique quais são essas historinhas que você conta e que fazem você ter comportamentos limitantes que te impedem de viver a vida que tanto deseja.

Lembre-se, depende apenas de você.

Cada um caminha com suas próprias pernas afinal de contas é impossível que eu faça por minha mãe, namorado ou filho algo que só eles podem fazer. Então essa é a hora que você assume literalmente as rédeas da sua vida e entra em movimento.

 

BY, MORGANA CARVALHO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.