ANTIFRÁGIL, um novo conceito que vai mudar seu MINDSET

Algumas coisas se beneficiam dos impactos, elas prosperam e crescem quando são expostas à volatilidade, ao acaso, à desordem e aos agentes estressores, e apreciam a aventura, o risco e a incerteza. No entanto, apesar da onipresença do fenômeno, não existe uma palavra para designar exatamente o oposto de frágil. Vamos chamá-lo de Antifrágil.

É exatamente com essa fiel descrição que você vai encontrar ao iniciar o prólogo do livro de mais de 600 páginas que traz o título: Antifrágil, Coisas que se beneficiam com o caos do autor também de outro Best Seller A Lógica do Cisne Negro, Nassim Nicholas Taleb.

Taleb é ensaísta, estatístico e analista de riscos, além de matemático por formação e trouxe em suas obras um novo olhar para a política, economia e para a vida de modo geral, incluindo um novo conceito que é Antifrágil.

Um Novo Conceito

Prepare-se para conhecer o Novo literalmente. Antifrágil é um conceito que foi apresentado nesse livro por Taleb e traz uma nova perspectiva para pessoas, negócios, governos e tudo mais que está nesse mundo e é susceptível a mudanças.

Antifrágil traz uma abordagem muito estudada na Europa, Ásia e América do Norte uma vez que estimula o desenvolvimento por meio das dificuldades, problemas e situações que literalmente te colocam na berlinda.

Quem nunca passou por algo difícil de ser resolvido mas que depois de tudo esclarecido e da situação superada tornou-se mais forte ao ponto de dizer: “Nossa, hoje estou desse jeito porque aquela situação me tornou melhor”. Esse jargão que é tão comum vem para “selar” a nossa visão e mostrar que sempre podemos nos superar.

Observe alguns exemplos claros de Antifragilidade à nossa volta:

– A Natureza é Antifrágil uma vez que não importa se terá queimadas ou furacões, ela sempre irá re-surgir mais forte e ainda mais bela.

– Corpo Humano é um sistema integral e sistêmico e é Antifrágil uma vez que ele faz a auto gestão de todo o corpo direcionando tudo para o pleno funcionamento e quando algo foge da rota como uma doença por exemplo, o corpo como um todo busca mecanismos próprios para solucionar a questão. Quando não é possível aí usamos de outros métodos como medicamentos e cirurgias por exemplo.

De todo modo, o fato de fazer essa gestão inteligente mostra que é Antifrágil o que não significa necessariamente que a pessoa seja um indivíduo Antifrágil. Vamos entender um pouco mais desse tema.

Mindset Antifrágil

 

Pode ser que agora tenhamos dado um verdadeiro nó no seu crânio, mas muita calma nessa hora que iremos explicar “tim tim por tim tim”. Vamos lá.

Mencionamos que o corpo humano é um sistema Antifrágil porque age de modo inteligente distribuindo tudo de acordo com as necessidades além de curar-se, regenerar-se, entre outras coisas.

O que define se a pessoa é Antifrágil é a sua mentalidade, ou melhor, dizendo, seu Mindset. É válido lembrar que Mindset é a sua programação mental, ou seja, o modo como você pensa, sente, comporta-se frente à vida e as pessoas. Isso já está pré-programado na sua vida desde que ainda era um bebê e foi crescendo na época da infância. Sendo assim, você já carrega diversos conceitos e pré-conceitos que foram passados de geração em geração.

Portanto, a pessoa que é Antifragil é aquele (a) que cai ou passa por determinadas dificuldades e fica mais forte, mais resistente e entende que esses desafios fazem parte do jogo e tem um objetivo claro, ensinar algo que ainda precisa ser evoluído ou melhorado. Esse entendimento ajuda as pessoas a terem uma clareza maior da vida e colaboram para que se portem de um modo mais persistente quando os problemas surgirem.

Os Antifrágéis entendem que os problemas fazem parte da vida e em determinados momentos até anseiam por eles já que é isso que os fará crescer mais e mais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.