VOCÊ E OS DOIS MUNDOS [SUCESSO VERSUS FRACASSO]

Você tem na ponta da língua o que é sucesso para você? E o que define quanto a fracasso? Você faz parte do grupo de pessoas que acredita que fracasso é o resultado final de não ter chegado lá ou será que está no grupo de pessoas em que meu amigo Tony está, que acredita que para se alcançar o sucesso precisa necessariamente fracassar algumas vezes e que a cada novo tropeço entende que se trata apenas de um trampolim para os objetivos que tanto desejam.

Prepare-se porque este artigo tem uma pretensão: lhe apresentar uma nova perspectiva sobre como treinar a sua mente para enxergar o que é fracasso e o que é sucesso.

É comum ouvirmos as pessoas criarem uma parede para tratar dos dois assuntos: fracasso e sucesso, no entanto, para que um exista é necessário que outro esteja presente. Vamos pensar juntos acompanhando uma breve história que ouvi certa vez de Tony. Pensa em uma pessoa dedicada, do bem, generosa e disponível para ajudar o próximo, agora adiciona uma boa dose de vontade de aprender e crescer, este é Antony, mas para nós que somos íntimos chamaremos ele de “amigo Tony”.

Certa vez Tony me contou que em sua trajetória de busca constante por novos aprendizados estava vivendo uma realidade muito complicada com pouco dinheiro, passando até por algumas dificuldades de comer e vestir, mas ele não se acomodava com aquela situação, pois sabia que era passageira.  Continuava a fazer o máximo que podia com o que tinha disponível e a impressão que tinha era de que fazia do limão uma bela limonada e assim confiava que as coisas iriam mudar.

Em certo momento, ele começou a estudar com muita assiduidade como se fosse um jovem adolescente esfomeado pra abocanhar um suculento sanduíche, do tipo mega grande e com aquele cheirinho de bacon passado na chapa, mas nesse caso não era o seu estomago que iria saciar-se com uma boa mordida do sanduíche e sim sua mente que estava descobrindo uma nova perspectiva entre sucesso versus fracasso. Esse novo aprendizado foi tão revelador que quando Tony compartilhou a primeira vez fez com que todos que o ouvissem parassem seus afazeres para se conectarem com a máxima atenção e sabe o que mais? Não apenas as pessoas que ouviam paravam para prestar atenção como após entenderem o conceito compartilhavam com outras pessoas mais próximas.

Vamos direto ao ponto então: Segundo a perspectiva apresentada por Tony “sucesso era o crescimento progressivo de um ideal de valor” e se pudesse traduzir em linhas ainda mais simples seria o mesmo que dizer que você está tendo sucesso todas as vezes que está progredindo, logo, joga por terra o pensamento ou a crendice popular que diz que só temos sucesso quando chegamos lá.

Pode ser que nesse instante você esteja pensando: “Ok Morgana, mas onde está o fracasso nessa história toda? Tony simplesmente ignorou-a? ” Pra ser sincera não. Na abordagem dele, fracasso nada mais é do que sinais de que a rota ainda não está certa, sendo assim, os fracassos farão parte para que você tenha a oportunidade de ajustar a rota, o roteiro ou até mesmo o percurso desejado.

Perceba que quando você muda o seu olhar para determinado fato as peças do tabuleiro parecem se mover e na verdade nada mudou de ordem, apenas a sua perspectiva é que alterou o modo com que via as situações e até pessoas. Lembre-se de que Pau que nasce torto não precisa necessariamente morrer torto, click aqui e saiba mais.

Pare por um instante e olhe para sua vida, veja todos os desafios que passou para chegar até aqui, com toda certeza você passou por momentos em que estava lá embaixo, no fundo do poço e de lá parecia até que as coisas nunca iriam se resolver, no entanto como em um passe de mágica uma discreta solução começava a se desenhar até que tudo no final das contas se resolvia. O que isso significava era que ainda não estava acabado. Hoje quando você olha pra esses desafios percebe que as coisas eram como deviam ser e nada que você faça ou fale agora muda o que foi. Sendo assim, seu papel agora é apenas aceitar e sempre olhar pro aqui e pro agora e se perguntar como pode crescer onde está? O que as situações de hoje querem te ensinar? Sempre tem aprendizado e nesse sentido basta você se questionar para que as respostas venham ao seu encontro.

Você que chegou até aqui me diz apenas uma coisa: que esse assunto é do seu interesse, nesse sentido, posso somar ainda mais com você em outro artigo que tem essa mesma linha de raciocínio, basta clicar aqui.

Agora preciso falar pra você que ao contrário do nosso amigo Tony está vivendo como se estivesse no olho do furacão e pode até ser que agora nesse momento você tenha se divorciado ou perdido alguém querido ou até pode ser que seu negócio esteja quebrado ou ainda desempregado, se esse é o seu cenário, você vai gostar de ver esse artigo aqui onde compartilho com você sobre como lidar com o caos e os desafios que surgem na sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *