[TETO BAIXO] Descubra agora o que te impede de crescer em [TODAS AS ÁREAS DA VIDA]

Confesso que estava ansiosa para desdobrar esse tema em um artigo porque é algo que chega muito nas mentorias e que a partir da hora que você entende que isso acontece, consegue no mesmo instante tomar uma postura diferente e começa a escalar seus resultados: ganhar mais, ser mais reconhecido, vivenciar relacionamentos mais inteiros e com mais intimidade, além é claro de dar um salto rumo aquilo que tanto deseja. Ficou curioso que eu sei para descobrir o que é que te faz ficar batendo a cabeça no teto, então vem comigo debruçar sobre esse artigo.

Antes de tudo já preciso pedir (isso mesmo pedir encarecidamente) para você prestar bem atenção nas minhas palavras agora, porque elas podem doer, mas também peço que tenha paciência e acompanhe até o final porque antes que esse texto termine vou literalmente matar a cobra (ou seja, puxar sua orelha) e depois vou mostrar o pau (resumindo vou te dar o antídoto) para parar de vez de perder boas oportunidades para crescer.

TETO BAIXO COMO ASSIM?

Pode ser que você tenha a sensação de que pode realizar mais, pode fazer mais, porém parece também que algo te impede de ir além e isso pode ser porque seu teto está baixo e, sabe por que sei disso? Por causa do sentimento de querer ir além, mas algo acontece que cria uma espécie de barreira. Pode ser que você nunca tenha percebido isso com clareza, mas que tal começar a observar com mais atenção os reais motivos que te limitam? Afinal é como sempre digo: clareza é poder e permite você: compreender e tomar decisões mais assertivas.

Agora prepare-se porque vou jogar um balde de água fria em você: existem vários motivos reais e imaginários que impedem uma pessoa de dar os próximos passos na vida, no entanto, em todas aquelas que ficam paralisadas existe algo em comum: falta de reciprocidade e o senso de tomador ou trocador. Se agora dei um nó na sua cabeça, fique tranquilo porque vou explicar tim tim por tim tim.

Vamos entender juntos o que é RECIPROCIDADE: é um substantivo feminino que significa mutualidade, representando a característica do que é recíproco. É algo comum na sociedade e visto com grande valor uma vez que é uma qualidade ao caráter do homem que em linhas simples é “dar e receber”. Sendo assim, a FALTA da reciprocidade é notada no egoísmo, no sentimento de escassez e impede que a pessoa siga em frente, por isso da sensação de estar parado ou de que algo velado impede o próximo passo.

Outro ponto importante que precisamos considerar é que as pessoas que sofrem da falta de reciprocidade tem extrema dificuldade de elogiar os outros e, isso acontece por dentro dela, sente-se ameaçada (essa sensação é velada e muitas vezes ela nem sente ou identifica a ameaça), essa dificuldade do elogio ocorre frequentemente com pessoas próximas, em que estabelece um senso de pequenez, de modo que a pessoa se vê inferior a outra e por isso considera que elogiá-la irá enaltecer e reforçar ainda mais inconscientemente suas fragilidades.

Na realidade, tudo isso não passa de uma distorção da realidade e individual que acontece apenas na cabeça da pessoa. A pergunta é: Será que você não está se colocando na posição do egoísta? Será que você tem medo de elogiar o outro e sentir-se “apequenado”? O que te impede de reconhecer no outro as qualidades e atributos que vem fazendo e que te inspiram e falar?

DAR E RECEBER

Se eu te dissesse que o que você mais deseja está bem pertinho de você, porém por existir esse buraco de escassez e egoísmo dentro do seu peito, é como se uma barreira invisível fosse criada e isso te impedisse de vivenciar de fato esses sonhos tão ousados.

Tenha em mente que: para você de fato crescer e experenciar tudo que deseja ardentemente precisa dar com coração aberto e cheio de gratidão, reconhecendo no outro e no mundo motivos de gratidão e de bênçãos, além do mais, quanto mais você elogia e contribui com a jornada do outro mais você também cresce, porque aquilo que você dá você recebe de volta.

Que tal então praticar hoje a gentileza? Vamos exercitar isso de um modo simples e poderoso?

Pegue um papel e caneta. Anote 05 pessoas do seu círculo de convivência que fazem algo relevante, digno de um elogio. Depois vá lá e elogie, dizendo o que ela fez e como aquilo faz o dia ser melhor, ou da mais sabor e brilho ao ambiente, ou o quanto é bom tê-la por perto, ou agradeça dizendo que ela te inspira a ser melhor. Esse exercício é simples porém muito poderoso e que pode fazer você literalmente saltar rumo aquilo que tanto deseja.

Considerando que esse tema é do seu interesse sugiro fortemente que reconheça aí dentro de você esses sentimentos que te impedem de ir além e saiba que você não vai para frente enquanto não RESOLVER ISSO. Sendo assim, sugiro que leia o livro Dar e Receber do autor Adam Grant onde ele apresenta com maestria os níveis de crescimento pessoal abordando exatamente esse tema, de modo que traz na base da escala os doadores (aquelas pessoas que tiram de si para dar para o outro, aquele tipo de pessoa que passa fome mas dá o último pacote de feijão para o outro), depois ele pontua dois grupos que ficam alternando-se em trocadores e tomadores (o primeiro é aquela pessoa que troca algo dela por algo de outra pessoa, o famoso toma lá, dá cá. Já o segundo é aquela pessoa que toma tudo para si, aqui entre nós é o egoísta, aquela pessoa que só acumula e os outros que se explodam. Essas pessoas é que crescem até certo ponto, tudo porque só querem receber, doar que é bom: “me livra”), por último e não menos importante estão os doadores, porém estes altruísta e alterístas que de fato contribui porém de modo inteligente (este grupo são daquelas que dão a vara e ensinam a pescar).

Perceba que compreender isso traz clareza para que você identifique em que nível está e lembrando que para você de fato crescer precisa contribuir com o outro. É importante também considerar que você pode estar em níveis diferentes de acordo com seus círculos de convívio, no entanto, haverá um mais predominante. Descubra qual é o seu e de qualquer modo pratique o exercício proposto, porque assim duas coisas começaram a acontecer na sua vida: prosperidade e felicidade, além de começar a sintonizar com as energias de abundância do universo. Agora é com você!

PS: Se gostou desse artigo comente aqui embaixo, porque assim, faremos mais matérias como essas para somar ainda mais com você. Agora você já sabe né: do lado de cá, você tem uma amiga e mentora, ajudando você a treinar a sua mente para crescer.

Siga-nos nas redes sociais: insta + Youtube + Spotfy

 

 

One Reply to “[TETO BAIXO] Descubra agora o que te impede de crescer em [TODAS AS ÁREAS DA VIDA]”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *