RELACIONAMENTO DOENTIO: O QUE VOCÊ GANHA COM ISTO

 

Pode até parecer que o título do nosso artigo de hoje está errado, só que não. Este é o tema que iremos aprofundar ainda mais sobre o nosso entendimento sobre Amor Próprio. Relacionamento Doentio: o que você ganha com essa relação é o grande mistério de todos e que, com meus estudos e também vivência vou ter a ousadia de trazer algumas provocações para você pensar ainda mais neste assunto.

 

VOCÊ PODE NÃO SABER DISSO, MAS…

O que vou falar hoje neste episódio já passei na pele, no coração e na mente. Portanto, abordaremos um assunto que não é baseado apenas em neurociência, psicologia e assuntos relacionados. Caso você não saiba, também já vivi uma relação que era bem distorcida. E que trouxe questões que até bem pouco tempo eram trabalhadas diariamente para romperem as barreiras limitantes. Hoje tenho a liberdade de poder falar com você com o coração aberto sobre o tema e também trazer conhecimentos baseados em estudos que explicam o porque você se mantém em relações doentes.

Em toda relação existem ganhos e estes podem te chocar, caso você nunca tenha ouvido sobre isso. Especialmente se você é a pessoa que sofre em um relacionamento deve pensar de que ganho estou falando. Fique tranquilo que explicarei tudo isso em detalhe a seguir. Por hora, saiba que todo relacionamento doentio traz consigo ganhos emocionais que te impedem conscientemente de avançar. Isto acontece porque quem está no controle são as suas emoções e suas crenças, logo, muitas pessoas não conseguem nem sequer cogitar viver longe daquela que causa o dano. A boa notícia nesta história é que você vai perceber que é sim possível transformar a sua realidade. Entendendo o que acontece na sua mente que te faz aceitar e permitir relações como esta.

 

 

RELACIONAMENTO DOENTIO

Compreenda o seguinte: tudo na vida de um ser humano traz ganhos e perdas. Mesmo você, que está num relacionamento doentio, terá ganhos e também perdas. O que te impede de avançar e romper os laços com alguém que te maltrata, muitas vezes que te menospreza e que te mostra por diversos sinais que não deseja ter uma pessoa como você do lado são os ganhos. Mas então, que ganhos são esses? São movimentos emocionais que reforçam em você crenças limitantes, que normalmente são ancoradas no medo; medo de perder, medo de não saber viver sem aquela rotina, medo de morrer sozinha, medo de não encontrar ninguém mais no mundo e por aí vai.

Além destes medos, também tem os ganhos emocionais limitantes que são: não se sentir merecedor de uma pessoa incrível, não se sentir amado, sentir-se menosprezado e humilhado. Reforçar em si a baixa estima e baixa confiança, especialmente no sentido de que você é menos e a outra pessoa é mais. Tudo isso faz parte dos ganhos doentios que um relacionamento desarmonioso traz pra si. O que você não sabe é que é possível virar esse jogo e resgatar o seu Amor Próprio. Inclusive este tema é assunto de uma série de episódios que desenvolvi para ajudar você a compreender o que acontece dentro da sua mente e do seu coração que te impedem de ver movimentos óbvios: falta de amor próprio. Para acessar os outros episódios, basta clicar aqui:

 

GANHOS EM UMA RELAÇÃO DOENTIA

A pergunta central que você deveria se perguntar é: O que verdadeiramente eu ganho por estar numa relação como essa? Pra que eu preciso passar por isso?

Perceba que muitas vezes você se sujeita a certas atitudes e comportamentos do outro porque “acha” que tem mesmo que aceitar. Isso porque tem um modelo de crença que é baseado no modo como a sua avó vivia, onde naquele tempo as mulheres tinham mesmo que se sujeitar por uma cultura imposta pela sociedade. Se você tem esse padrão permita-me te dar um chacoalhão porque este padrão caiu por terra há pelo menos 30 anos. Somos seres livres e cada vez mais a sociedade evoluída instrui e estimula que as pessoas estejam em relacionamentos inteiros, de amor e carinho.

Neste exemplo, é importante que você tome consciência que vive um relacionamento doentio e que precisa buscar por orientação para mudar seu modelo mental. Isso acontece com você, porque tem pensamentos e crenças muito fortes de aceitar situações que não fazem o menor sentido nos atuais tempos modernos. Portanto, é seu modo de pensar que é pequeno. O ponto aqui então é expandir a sua mente para entender que você merece mais.

 

CONTENTAR-SE COM O MÍNIMO

É quando você acostuma com o que é medíocre e pequeno. Muitas pessoas inclusive me confidenciam que se sentem como se fossem um cachorro e até um saco de lixo. Este sentimento acontece porque ela se sente descuidada de amor, sente-se jogada de lado, humilhada em muitas situações e no final das contas apequenada. Permita te dizer que estes sentimentos não te levam em nenhum centímetro para cima e que você precisa assumir as rédeas da sua vida para de fato mudar o rumo da sua jornada.

A partir da hora que você perceber que o AMOR PRÓPRIO E OS VÍCIOS EMOCIONAIS são opostos verá tudo com outras lentes e passará a se amar mais. Observe junto comigo: as mulheres e homens que são independentes e donos de si, tem um senso de amor próprio grande. O sentido dessa autovalorização é porque compreenderão que só é possível dar para o outro o que tem dentro deles, logo, eles aprenderam a se valorizar.

O que mais encontro na minha caminhada é histórias de pessoas que viveram relacionamentos doentios, mas que, depois de tomarem as decisões de virar o rumo das coisas, descobriram um amor por si mesmos que até então desconheciam. Pessoalmente posso dizer sobre isso, pois essa foi a minha história. Porém, enquanto você aceita viver sem fazer nada diferente, imagine o resultado: terá mais do mesmo. É por isso que é fundamental você tomar atitude e assumir o seu novo você.

 

VALORES DESALINHADOS GERA RELACIONAMENTO DOENTIO

O navio afunda quando você não entende isso. Você precisa se conhecer para entender quais são seus valores. Daí o próximo passo é ter a clareza de que quem está do seu lado tenha valores similares. Vamos pensar juntos por um instante: um casal onde uma pessoa valoriza muito respeito, lealdade, intimidade, família e o outro valoriza na mesma intensidade amigos, diversão, farra e a vaidade por exemplo terão sérios problemas de relacionamento. Isso porque de modo bem simplista um está indo para um lado e o outro para o outro. Certamente terão problemas e não vai demorar muito.

É por isso que é fundamental se conhecer e isso acontece quando você QUESTIONA-SE para daí retomar seu AMOR PRÓPRIO e daí estar por inteiro com alguém que também se conhece e também está inteiro para uma relação.

 

2 Replies to “RELACIONAMENTO DOENTIO: O QUE VOCÊ GANHA COM ISTO”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *