MENTOR: TODO MUNDO PRECISA DE UM

Se você insistir em fazer as coisas do seu jeito é provável que demore muito tempo e até pode ser que você tenha algum sucesso ou até nenhum. Por outro lado, se você pedir ajuda e seguir as pessoas certas você pode decolar como um foguete.

Se você seguir as pessoas certas. Se fizer as coisas que precisa, poderá voar na sua vida.

Antes de te explicar todos os pontos que você precisa saber sobre um mentor, o que ele faz, para que serve e o porque de ter alguém assim ao seu lado, preciso te dizer que um mentor antes de ser um profissional e atuar como tal, é uma pessoa que tem em sua essência a contribuição com o próximo, logo é um doador nato. A necessidade de colaboração com as pessoas e consequentemente com os negócios dos outros é algo latente ou seja é percebida antes mesmo de você cogitar contratá-lo. Isso acontece quando você entender quem é esse profissional e quando chegar ao tópico “Na prática: Como um Mentor pode me ajudar” desse artigo. Lá vou relevar o segredo de um grande mentor precisa ter para ter sucesso e influenciar os resultados de seus clientes. Mas antes de chegar lá, vamos começar pelo começo.

O QUE É UM MENTOR?

Um mentor é uma pessoa que tem algumas boas descrições: pode ser taxado como guia, sábio, mestre, professor e até mesmo guru. Pode parecer exagerado ler isso, mas é assim que um mentor pode ser descrito por muitas pessoas que entendem o valor dessa pessoa. O Mentor não só orienta a pessoa ou grupos de pessoas, mas também inspira, estimula e ensina o mentorando ou seja, a pessoa que está recebendo as informações a ser uma pessoa e um profissional melhor, mostrando de modo claro o verdadeiro sentido do crescimento por meio de princípios, atitudes, conhecimento e valores que conduzem a melhor versão de si mesmo.

Mentores pode ser denominados “gurus” que significa “professor” em sânscrito ou seja: aquele que dissipa a escuridão. Sendo assim algo marcante entre tantas habilidades e características de um mentor é a clareza e contribuição com os outros. Isso é tão claro nessa pessoa que é como se fosse “a luz em um dia de sol”, impossível de não ser notada.O mentor entende claramente que para crescer precisa necessariamente contribuir com os outros, além do mais, os resultados só aparecem se ele partilhar seu conhecimento e estimular no outro as ações necessárias para que a mudança se instaure.

Talvez você já esteja interessado em saber mais dessa pessoa, sendo assim, vamos dar sequência.

PARA QUE SERVE?

Um mentor é o profissional que auxilia você a crescer com o seu melhor, além de orientá-lo sobre os cuidados que precisa ter para evitar alguns transtornos e isso acontece porque essa pessoa tem a característica de enxergar o “todo”. A mentalidade estratégica é algo muito presente nas características do mentor.

Conheça alguns nomes de mentores conhecidos: Aristóteles que mentorou Alexandre “o grande”, Jim Collins contou com os ensinamentos de Peter Drucker entre outros.

NA PRÁTICA: COMO UM MENTOR PODE AJUDAR?

Lembre-se que mentor colabora com o crescimento do outro e para ele algo é extremamente motivador: ver os resultados exponenciais. A partir da hora que esses resultados não acontecem o Mentor começa a pensar maneiras ainda mais eficientes de ajudar o seu mentorado.

Veja só:

– O mentor contribui instigando você a observar melhor o cenário para entender e enxergar as possibilidades reais de ação.

– Também analisa o “todo”, observando as variantes que podem acarretar consequências de causa e efeito nas mais variadas situações.

– Provoca a pessoa a pensar nas soluções. A mentalidade de um mentor é sempre pautada para resolução de problemas, logo ele instiga e provoca o mentorando a pensar e agir para que a mudança se instaure.

– Instiga você a ampliar seus contatos por meio do networking estratégico.

– Estimula sempre os pensamentos positivos, a autoestima e a autoconfiança que são elementos fundamentais para o crescimento.

– Fala de modo aberto e claro, para que assim, seja evitado o famoso “mimimi”. O mentor entende que não existe espaço para dúvidas ou conversas que “rodeiam” as soluções, sendo assim, traz a clareza dos fatos e provoca a resolução das questões de modo deliberado.

Penso que agora você esteja ainda mais familiarizado com as habilidades e competências de um mentor profissional.

PORQUE TER UM MENTOR?

Essa pergunta é muito poderosa e me permite devolver a pergunta: Imagine qual seria o seu resultado se você tivesse a sua disposição um profissional apontando o caminho para ter 10X mais resultados? Se você tivesse um passo a passo focado qual seria seu resultado? Como as pessoas te perceberiam?

Responder essas perguntas ajudam a ter uma percepção mais clara do porque ter um profissional desses ao seu lado. Em linhas gerais, um mentor é aquela pessoa que vai caminhar ao seu lado como um mestre que orienta e aponta quais são os passos necessários para que você possa atingir de fato o que deseja.

ENTENDA: A DIFERENÇA ENTRE UM MENTOR E COACH?

Essa dúvida é muito comum, principalmente no Brasil, já que nos últimos anos crescem o número de empresas que formam Coaches, além de cada vez mais as pessoas estão interessadas no tema sobre autodesenvolvimento.

Nunca antes na historia do mundo a informação e o acesso estiveram tão simples e fáceis. Em diversos cenários, basta um click para você iniciar um treinamento online. É tão simples quanto você que está agora lendo esse artigo.

No mundo o mercado de coaching movimenta segundo dados de 2017 mais de U$$ 2Bilhões e cada ano cresce mais.

Sendo assim, o coach é o profissional que conduz o processo de coaching com seu cliente. Esse processo tem o objetivo de levar a pessoa de um estado atual a um objetivo, por meio de ações claras. Algumas escolas de formação trabalham o coaching atrelado à inteligência emocional eliminando as crenças que impedem a pessoa de realizar o que tanto desejam de fato. Um ponto muito relevante é que esse profissional conduz o processo por meio de perguntas poderosas e ferramentas.

O Mentor atua de modo claro com o objetivo de trazer a clareza para pessoa também por meio de perguntas, mas nesse caso ele fala de modo deliberado ou seja, de modo claro quais são os passos que a pessoa precisa seguir para alcançar o que deseja. De um modo mais simplificado é como se fosse um amigo ou um sábio que te diz de modo claro e estratégico. O mentor vai te orientar. O coach vai te provocar a pensar e decidir por si só, promovendo o autoconhecimento antes de mais nada.

TODO MUNDO PRECISA DE UM MENTOR

Acredito verdadeiramente que todo mundo precisa de um mentor em várias fases da vida, exatamente pelo motivo da frase de abertura desse conteúdo e por entender que: “se você quer ir longe vá sempre acompanhado” e, nada melhor do que ter alguém do lado que possa apontar o caminho das pedras para que possamos crescer de um modo ainda mais veloz e consistente.

Faz-se caminho caminhando e nem eu e nem você precisamos passar por todas as experiências boas ou ruins para seguir um caminho de sucesso. A curva de aprendizagem pode ser encurtada com o suporte adequado.

Entenda que tudo começa na sua mente e você decide onde verdadeiramente que chegar. Entender e decidir isso muda completamente o jogo.

 

BY MOGANA CARVALHO

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.