[ESSE PROBLEMA] impede seu Crescimento Pessoal e Profissional

MORGANA COM MEDO

Vamos falar a verdade: Quem não deseja melhorar algum ponto (mesmo que minúsculo) na vida que jogue a primeira pedra, não é verdade? Talvez esse seja o desejo universal que todo ser humano almeja em qualquer fase da vida e, quando o assunto é crescimento, este pode ser: emocional, espiritual, relacionamentos (conjugal, com parentes, com os amigos), financeiro, profissional ou de qualquer outro tipo. De toda forma retornamos ao ponto inicial: AutoCrescimento.

Se você é essa pessoa que já está na jornada do autodesenvolvimento, buscando por leituras, referências, treinamentos e no final das contas a transformação, preciso te dizer que você já faz parte do meu time. Por outro lado, se você nesse momento está começando a perceber que algo não vai tão bem, que a vida e as situações estão se repetindo, preciso te dizer que você está um passo atrás, o que na verdade é o estágio inicial da busca pela melhoria contínua.

Preciso já de antemão compartilhar algo que aprendi com um dos meus mentores que fez muito sentido no dia em que ouvi e cada vez vejo o quanto é verdadeiro: “O que nos impede de ir além não é os outros, as situações desafiadores, o mercado, os familiares ou qualquer coisa do tipo. O que de fato nos impede de dar o próximo passo rumo a transformação de mentalidade e consequentemente de vida são os nossos medos”. Vamos então pensar um pouco mais a respeito disto.

MORGANA COM VOZES NA CABEÇA

ENTENDA MAIS DESSE TEMA

Antes de tudo preciso que você saiba que eu estudo esses temas há alguns anos, conhecimento este que vem de Neurocientistas e PHds renomados mundiais, além de espiritualistas, físicos quânticos, psicólogos entre outros estudiosos da mente e do comportamento humano que favorecem pra que eu possa somar ainda mais com você e claro com seu crescimento.

Pode ser que neste momento você esteja querendo saber qual é o “Problema” que mencionei no início do nosso artigo e que está com toda certeza te impedindo de ir além, de alcançar seus resultados mais audaciosos, seus sonhos mais ousados e no final das contas ser mais feliz: nesse caso estou falando do M-E-D-O.

Esse sentimento que parece simplista quando apenas escrevemos, já que é composto de apenas 04 letras, no entanto, é capaz de imobilizar qualquer ser humano que anseie por algo, mas que congela só de imaginar o desconhecido à sua frente. Pensando em entender mais desse tema, convido você a mergulhar na essência dele pra que possamos além de ampliar nosso repertório de conhecimento, também possamos juntos bancar o estilo “Sherlock Holmes” e investigar como surge, qual a real definição e como romper esses muros imaginários que nos impedem de crescer pessoal e profissionalmente. Vamos lá então?

SHERLOCK HOLMES

AO ESTILO “Sherlock Holmes” VAMOS ENTENDER SOBRE: MEDO

Medo é um estado emocional que surge em resposta a consciência perante uma situação de eventual perigo. A ideia de que algo ou alguma coisa possa ameaçar a segurança ou a vida de alguém, faz com que o cérebro ative, involuntariamente, uma série de compostos químicos que provocam reações que caracterizam o medo. O aumento do batimento cardíaco, a aceleração da respiração e a contração muscular são algumas das características físicas desencadeadas pelo medo. Sendo assim, o Sentimento de Medo é algo instintivo que zela por nossa sobrevivência.

Mas então, o que acontece quando o medo não tem nada a ver com situações de sobrevivência e na verdade tem a ver com fazer algo novo como, por exemplo, aceitar aquela proposta de novo negócio, ou uma viagem para aprimorar o conhecimento, ou ainda sair do emprego atual para empreender. O que de fato acontece com nossa mente que faz com que isso nos imobiliza de ir além?

A resposta para essa pergunta permitiria que conversássemos o resto do dia, no entanto, para sermos mais objetivos nesse tema, saiba que o Medo parte de uma reação (ou seja, você não age e sim re-age) involuntária causada por algum estímulo estressante. Esses estímulos são acionados interna (pelo diálogo interno, ou seja seus pensamentos) ou externamente (algo que você viu, ouviu e sentiu que te afetou), que acaba gerando o complexo de reações nervosas e psicológicas em você.

A partir da hora que começamos a ampliar o conhecimento então surge a pergunta de R$1 MILHÃO DE REAIS:

COMO RESOLVER “ESSE” PROBLEMA? COMO SUPERAR OS MEDOS?

CLAREZA E AUTOCONHECIMENTO SÃO OS ANTÍDOTOS

Se você já estava com os faróis baixos se sentindo desmotivado e achando que não tem COMO resolver as pendências da sua vida porque o medo te paralisa, já pode comemorar, porque existem modos de romper essas amarras que te impedem de ir além e uma delas é através do conhecimento. Nesse caso, para ser mais eficiente é a união de Clareza (conhecimento direcionado + autoconhecimento, já que os medos são individuais) isso significa que você tem medos que o seu vizinho não tem, logo, você é o único responsável por sua vida e também o único que pode romper as fronteiras que te impedem de ir além.

Compreenda que quando o assunto são os medos, nós seres humanos temos dois comportamentos primários: Luta ou Fuga. O primeiro faz você reagir a fatos, situações e pessoas e é como se alguém te desse do nada um tapa na cara e você devolvesse na mesma moeda. Já o segundo, que é mais comum, é quando você foge e o comportamento mais notório é evitar atritos e tomadas de decisões. Tudo porque sua mente sabe que se você tomar um partido de algo terá que bancar aquela decisão e como isso exige mais energia, acaba sendo mais “cômodo” deixar as coisas como estão.

O Ponto de virada então está em você literalmente assumir as rédeas da sua vida e fazer o melhor que pode mesmo que esteja tremendo por dentro, mesmo que não domine ainda aquele tema, mesmo que não saiba 100% de certa função, mas através de um acordo pessoal consigo mesmo decide fazer mais que o combinado e tirar seus projetos do papel. Saiba que a vida deve ser vivida com integridade e é um verdadeiro desperdício deixar que outros conduzam a vida que é sua do modo que “julgam” ser melhor.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.